A grande maioria das pessoas enxerga varizes apenas como um fator que “enfeia” determinada região, em geral as pernas. Nada poderia estar mais longe da verdade. As varizes são responsáveis por um impacto socioeconômico e psicossocial importantes para a sociedade.
Como se trata de uma doença de caráter contínuo, ou seja, haverá sempre aumento das veias dilatadas, tanto em quantidade quanto em tamanho dessas veias, quadros mais avançados podem provocar afastamento das pessoas do convívio com amigos e familiares em determinadas atividades, como por exemplo, praias e piscinas, por vergonha de
expor suas pernas ou até mesmo pela presença de úlceras provocadas por essas veias, em quadros ainda mais graves.
Esses pacientes portadores de úlceras, são frequentemente impedidos de trabalhar por complicações secundárias às lesões, como infecções secundárias. Isso provoca um impacto forte na economia do Estado, tanto pela perda de dias de trabalho, como com gastos em seguros-saúde, licenças médicas, curativos, internações e etc... .
A melhor estratégia em relação às varizes é evitar a progressão da doença. E para isso não há uma idade definida. A partir do momento que uma veia se dilata, a progressão é inevitável. Então meu conselho é: trate logo no início. Não deixe acumular varizes. Assim, o tratamento será mais rápido, com menor custo e você evitará complicações no futuro.
Um outro ponto que gostaria de destacar: mesmo que varizes fossem apenas um problema estético, se lhe incomoda, por que não resolver o problema? Lembre-se que seu corpo é sua morada e que seu bem estar está diretamente ligado à percepção que você tem do seu corpo. Lhe incomoda? Trate. Sua saúde e autoestima agradecem!
Clínica Dr. Marcelo Lima
Medicina Vascular
Rua Rio Pauiní, 5
Vieiralves, Manaus - AM
Responsável Técnico: Dr. Marcelo Lima • CRM SP 205140 / CRM AM 2502
Desenvolvido por Future Marketing